terça-feira, 20 de julho de 2010

Fazendo a entrevista acontecer - Parte I: Enviando o currículo


Prezados leitores,

Como profissional da área de RH, percebo algumas possibilidades de melhoria por parte dos candidatos e gostaria de compartilhar algumas dicas que podem ser úteis a todos. A partir de agora, procurarei sempre postar informações que possam ser úteis a todos nós.

Hoje irei falar um pouco sobre a primeira etapa do Processo Seletivo: o Recrutamento.

É muito importante que você tenha um bom currículo, mas sobre isso falarei uma próxima vez! O que quero abordar nesse momento é a importância de uma boa apresentação. Por essa razão, sempre que enviar seu currículo nomeie ele com seu nome completo e o nome da vaga que esta se candidatando. Por quê? É importante se colocar no lugar do selecionador. Imagine que ele recebe centenas de currículos por dia e que precisa salvar todos esses currículos. Não seria desagradável se toda vez que fosse salvar o anexo já existisse arquivos com o mesmo nome e ele tivesse que renomear? Fora que ele às vezes pode achar que se trata do mesmo documento, e acabar não salvando um dos arquivos que forma encaminhados com com nomes iguais. Por isso, nada de nomear o arquivo como "currículo", "cv", "currículo revisado", para evitar  que o seu currículo se perca entre tantos com o mesmo nome. Não seria muito melhor tentar destacar o seu nome desde então? Também evite usar "currículo fulaninha" e outros apelidos, pois não é profissional.

Qual o objetivo nesse primeiro momento? Fazer com que seu material seja lido, não é verdade? Então, você deve colocar seu nome completo e evitar a chance de ser eliminado, antes mesmo que conheçam seu material.

Além disso, coloque um título adequado ao e-mail, que se refira a vaga em questão, evitando que seu currículo se perca entre tantos, ou, se solicitado, utilize o título que foi divulgado pelo selecionador.

Façam sempre um texto de apresentação, por exemplo:

Prezado(a) Senhor(a),

Meu nome é Fulana de Tal, sou estudante/formado em Tal Curso da Faculdade Tal. Envio meu currículo anexo em interesse a Vaga Tal, que tomei conhecimento através do Site Psicologia Bahia (caso seja uma indicação, ressalve o nome de quem lhe encaminhou a vaga).

Solicito, por gentileza, a confirmação do recebimento desta mensagem. Obrigada.

Atenciosamente,


Seu Nome
Seu Telefone

Lembrem-se: Nunca implorem para serem chamados ou utilizem apelidos e gírias no texto. É comum que os candidatos façam isso, porém não é adequado.

Por fim, não esqueça de criar uma conta de e-mail profissional e nada de fulanafofinha, fulanoforte, fualinhagatinha, etc. Procure usar seu nome e sobrenome de forma sóbria. Minha dica é a criação de e-mail no modelo nomesobrenome. Sugiro a criação do e-mail no gmail, que na minha opinião atualmente é o melhor cliente/servidor gratuito do mundo.

Espero que as dicas possam ajudar a todos, e desejo Sucesso!


Um comentário:

  1. Amanda,

    Gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa,além de compelir as informações sobre as vagas de trabalho na região, as informações sobre o recrutamento são de grande valia para quem busca uma vaga.

    Atenciosamente

    Mariana Paiva

    ResponderExcluir

Deixe sua sugestão, crítica ou opinião.

Não estou mais permitindo comentários anônimos, pois fico sem poder entrar em contato com os leitores. Por favor, use OpenID ou usuário do Google.

Qualquer dúvida, entre em contato: pelosi.amanda@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
BARRA Grumft