quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fazendo a entrevista acontecer - Parte III: Dinâmica de Grupo

  
O que é a Dinâmica de Grupo?

Essa é uma técnica que pode ser aplicada em diversas situações: sejam em trabalhos terapêuticos de grupo, como uma ferramenta de descontração e integração ou como ferramenta avaliadora no processo seletivo. No último caso, que é o que nos interessa no momento, trata-se de uma técnica utilizada para obsevar determinadas características nos candidatos, investigando como cada uma das pessoas se comporta diante da questão apresentada. Sendo assim, ela nivela as pessoas dentro de um mesmo ambiente, colocando-as em uma mesma situação. Para o selecionador é uma forma de ganhar tempo, afinal na maioria das vezes existem mais candidatos que vaga disponíveis, portanto ele utiliza essa técnica visando uma triagem precisa, escolhendo dentro do grupo aqueles que demonstram as competências esperadas para a vaga. 



Após essa etapa o selecionador costuma conduzir uma entrevista individual identificando fatores que podem não ter surgido na dinâmica e confirmando características que podem ter aparecido. Testes téoricos ou práticos também poderão acontecer mais adiante, assim como a entrevista com o responsável direto. Ser aprovado na dinâmica de grupo não quer dizer que a vaga é sua, mas que inicialmente você apresentou o perfil que a empresa estava buscando.

Como acontece?

Em alguns casos acontece um bate-papo entre os participantes do grupo e o selecionador, como uma entrevista em grupo. Em outros pode ser uma situação que deverá ser tratada pelo grupo e o selecionador observa. Cada empresa cria suas dinâmicas de acordo com suas necessidades.

O que o mercado de trabalho tem buscado?

Podemos observar que pessoas pró-ativas, com jogo de cintura, que sabem escutar, flexíveis  comprometidas, comunicativas, organizadas e criativas são o tipo de profissional que as empresas mais tem procurado. Isso não quer dizer que esse seja o perfil de todas as vagas, mas é uma generalização baseada  na demanda do mundo em que vivemos. O perfil vai variar dependendo do cargo, atividades e cultura organizacional.

Na dinâmica não adianta afirmar que você possui certas competências se não tiver como demonstrá-las durante atividade (afinal trata-se de uma atividade de observação). Caso você não se encaixe nessas características procure ao máximo desenvolvê-las e procure sempre se atualizar sobre as demandas do mercado de trabalho. Atualmente, se você quiser desenvolver alguma característica profissional, a técnica do Coaching esta cada vez mais popular e apresenta um excelente custo-beneficio.

Como se preparar?

Muitos candidatos se sentem ansiosos ao serem convidados a essa etapa do processo seletivo. É certo que nem todo processo seletivo demanda essa etapa, mas o candidato sempre deve estar preparado para todos os tipos de situações. Lembre-se, essa é uma oportunidade para você conhecer outras pessoas, visualizar um pouco mais o mercado de trabalho e fazer contatos. Mesmo que você não seja aprovado, essa é uma ótima situação para fazer Networking.

Antes:  

Sempre confirme o endereço e horário em que deverá comparecer. Leve seu currículo, caso seja solicitado. Caso não seja, você pode perguntar acerca da necessidade quando receber o telefonema convidando-o para a dinâmica. Durma bem e procure estar relaxado. Tente se programar para chegar 15 minutos antes, assim você causa uma boa impressão, mostrando pontualidade e evita atrasos, que são desagradáveis. Se houver algum atraso não esqueça de se desculpar e explicar o que houve.

Outro ponto importante é a apresentação pessoal.

Lembre-se sempre: Você não terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão!

Pense no cargo e na empresa e procure apresentar-se com uma roupa que seria adequada para trabalhar naquele local. Use roupas confortáveis (você poderá precisar se movimentar durante a na dinâmica), porém sóbrias. Nada de decotes, roupas curtas e informais (bermudas, saias, shorts, blusa regata, camisa t-shirt, sandália, chinelo, tênis). Procure vestir-se formalmente, isso não significa necessariamente o uso de um terno. Como já disse, vista-se em acordo com o cargo disputado. Não exagere no perfume e acessórios. Procure ser discreto. Quantas vezes alguém coloca um perfume forte e acaba causando um desconforto? Sempre lembre dessas situações onde se sentiu incomodado e não evite repetir.

Durante:

Primeiramente, "você é o que você é", ou seja, não adianta fingir ser alguém diferente, pois eventualmente isso vai aparecer e o selecionador verá que você não preencherá o perfil que a empresa busca. Não existe certo ou errado, e sim perfis profissionais. Cada empresa e cada cargo demandam um perfil diferente. Por isso, tente agir o mais naturalmente possível. Por exemplo, alguma empresas preferem um perfil de pessoas mais dinâmicas e falantes, outras buscam pessoas tímidas ou quietas, algumas outras querem um perfil mais autoritário. Você será chamado se estiver de acordo com o perfil buscado.

Sempre pesquise sobre a empresa antes de comparecer ao processo seletivo, pois isso lhe dará uma segurança maior no processo seletivo. Além disso, pense um pouco na vaga em que está se candidatando e em suas atividades e requisitos. Prepare-se com base nessas informações, assim quando questionado você poderá responder com foco nas necessidades da vaga (o que você fez em sua carreira que pode te dar destaque nessa vaga?)

Preste atenção no que é solicitado durante a dinâmica e procure obedecer as regras. Se tiver dúvida, pergunte, o selecionador responderá se ele puder.

Seja participativo! Não quer dizer que você precise atropelar os outro candidatos ou querer chamar atenção demais. Porém, é importante se lembrar de que esse é o momento para você mostrar seu potêncial e "vender seu peixe".

Sempre se prepare antes da dinâmica de grupo, pensando em seus pontos positivos, negativos e experiências, assim quando for feita uma pergunta ela não lhe pegará de surpresa e você mostrará confiança ao respondê-la.

Cuidado com a determinação, pois essa é uma qualidade, mas não pode ser confundida com a obsessão. Cuidado para não exagerar quando quiser demonstrar que sabe perseguir um objetivo e acabar sendo desagradável.

De forma geral sempre é bom demonstrar criatividade. Tente resolver os problemas da melhor forma possível e não fique tímido, pois calar-se impossibilitara o selecionador te conhecer.

Cuidado com sua postura, mostre sempre confiante.

Um dos principais objetivos da dinâmica de grupo é verificar a consistência do conhecimento geral dos candidatos. Nesse quesito você pode se preparar, atualizando-se sempre que possível.  Tome cuidado para não parecer esnobe ou arrogante em suas colocações.

Habilidade de relacionamento será uma das  características mais avaliadas dentro de uma dinâmica de grupo. Cada qualidade ou possibilidade de melhoria são checados várias vezes durante uma mesma dinâmica.

Se tiver alguma dúvida não esqueça, o bom-senso e a educação são excelentes guias. Uma qualidade pode torna-se defeito ou vice-versa por falta ou exagero, por isso mantenha o equilíbrio.

Depois:

É eticamente correto que o retorno, independente de ser um aprovação ou não, seja dado a todos os candidatos. Algumas empresas preferem ligar e outras comunicar o resultado via e-mails. Infelizmente algumas empresas só dão o retorno quando a pessoas irá permanecer no processo. Uma alternativa é você perguntar no final da dinâmica, caso nada seja explanado, qual serão os próximos passos.

Lembre-se, não seria positivo ser chamado para a vaga sem ter o perfil ideal, pois muito provavelmente você não se adequaria bem a cultura da empresa. A equipe de RH tem competência para fazer esse mapeamento e avaliação antes do processo e evitar que ocorra esse tipo de problema. Por isso, nada de ficar angustiado caso não seja chamado, pois não existe certo e errado. O que quer dizer é que para aquela vaga seu perfil não estava compatível.

Por fim, segue um check-list que achei no Empregos.com.br no qual você poderá fazer um auto-reflexão de como foi sua participação na dinâmica de grupo. Clique aqui.

2 comentários:

Deixe sua sugestão, crítica ou opinião.

Não estou mais permitindo comentários anônimos, pois fico sem poder entrar em contato com os leitores. Por favor, use OpenID ou usuário do Google.

Qualquer dúvida, entre em contato: pelosi.amanda@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
BARRA Grumft